Canais alternativos de venda em restaurantes
e lanchonetes, como delivery, take away (retirar na loja) e to go (para viagem) ganharam maior
visibilidade desde o início da pandemia, mas já vinham sendo incorporados ao
dia a dia do consumidor desde antes disso. O crescimento de aplicativos de marketplace e dark kitchens (cozinhas exclusivas para delivery) comprovam isso. Por essa razão, a rede de franquias
Havanna começou a testar um modelo exclusivo to go em novembro do ano passado, e agora o lança para a venda no
mercado.
O novo formato de negócio da rede de
cafeterias argentinas foi testado no Cascavel JL Shopping, em Cascavel, no
interior do Paraná, e tem o objetivo de oferecer os produtos mais vendidos das
lojas tradicionais, como os alfajores argentinos. Mas o atendimento deve ser
rápido e possibilitar que o consumidor leve “para viagem”. É diferente da
proposta dos modelos tradicionais de loja e quiosque da marca, que trabalham
com uma dinâmica de cafeteria, com atendimento na mesa.
O investimento inicial total para uma
franquia To Go é de R$ 149,9 mil.
Para efeito de comparação, os modelos de Cafeteria e Quiosque saem por R$ 435
mil e R$ 343 mil, respectivamente. O novo modelo será direcionado para cidades
do interior e pontos estratégicos para a marca dentro de grandes mercados.
Atualmente, já existem mais de 180 pontos mapeados pela rede para receber uma
franquia To Go, entre shoppings
centers e centros comerciais.
Apesar de o modelo não ter sido projetado
para o atual momento da economia, a expectativa é que a franquia To Go ajude a Havanna a entrar em locais
onde a empresa ainda não está presente, como estações de metrô, laboratórios
médicos e faculdades. Dessa forma, a marca argentina se prepara para entrar em
territórios atualmente dominados por outras marcas do nicho, como Casa do Pão
de Queijo e Rei do Mate.
Além do franqueado, a loja precisará ter três
funcionários – nos outros modelos, são necessários seis.
[Por: PEGN]
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