segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Vacinação antirrábica: um custo a evitar com doenças

 

  Este ano o Rio Grande do Norte espera vacinar na campanha contra a raiva um total de 748.671 animais, sendo 536.807 cães e 211.864 gatos. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (SUVAM), orienta os municípios sobre as estratégias a serem adotadas para a realização da campanha antirrábica no Estado.

  Oficialmente a campanha antirrábica teve início no RN na última quarta-feira (19), porém a capital do estado, Natal, antecipou o início da vacinação ainda no mês de julho, pela grande quantidade de morcegos positivos para a raiva no município.

  A campanha deve durar até 20 de novembro, com “dia D” previsto para 24 de outubro. A data poderá ser modificada ou cancelada, de acordo com a situação epidemiológica de transmissibilidade da Covid-19, ficando a decisão a cargo de cada município.

Em 2019 o Rio Grande do Norte contabilizou 95 casos de raiva animal. Este ano, até o momento, são 47 animais positivos. Com a expansão urbana e a perda de hábitat, torna-se cada vez mais frequente, o surgimento de animais silvestres suspeitos de raiva – principalmente morcegos – próximos às residências, propiciando um maior contato com cães e gatos, aumentando assim o risco de transmissão da doença entre os animais e para os humanos.

[Por: Assecom]

Nenhum comentário: