sexta-feira, 20 de novembro de 2009

PREÇO DO CAMARÃO EM BAIXA NO MERCADO INTERNACIONAL

 

            È o que aponta uma avaliação de mercado (Urner Barry Market) internacional sobre a oferta e demanda do camarão ("branco") neste ano de 2009, oscilando em torno de US 2,85 o quilo do produto ao longo do ano (a estatística considera o valor do produto para todos os países exportadores); a última cotação indicada pela empresa está em US 2,79/quilo.

            Este cenário dificulta mais ainda a retomada da exportação do produto no Rio Grande do Norte já bastante afetada, nos últimos anos, pelos custos de produção e pela queda do dólar face ao Real, comprometendo enormemente a competitividade de nosso produto. O reflexo foi imediato e direto: várias empresas do Estado abandonaram a opção de exportação para manter a produção; outras reduziram ou até mesmo suspenderam a produção.

            E ainda de acordo com essa avaliação, no último quadrimestre, o preço pago pelo quilo do camarão é o pior desde o ano de 2005; em todos os meses de 2009 o preço médio tem sido inferior ao de 2008, que foi um dos melhores no mercado externo no último qüinqüênio).

            No Rio Grande do Norte as exportações, até outubro, em 2009 já somaram US 14,6 milhões. Em todo o ano de 2008 as vendas externas foram de US 25,0 milhões, já bastante diferente dos US 43,9 milhões exportados em 2006.

           

 

Otomar Lopes Cardoso Junior

           

 

Nenhum comentário: