sexta-feira, 12 de março de 2010

CPFL NO RIO GRANDE DO NORTE: INVESTIDOR DE PESO

A CPFL, empresa que já iniciou investimento em energia no Rio Grande do Norte, divulgou recentemente seu lucro líquido em 2009: R$ 1,3 bilhão, praticamente equivalente o mesmo valor obtido em 2008; o que, em tempos de crise de redução de produção e consumo, é um ótimo resultado (o PIB do Brasil, que acaba de ser divulgado, encolheu em 0,2% neste ano de 2009).

 

É mais um investidor de peso que chega ao Rio Grande do Norte numa área que mais cresce, em captação de investimentos, o da geração de energias renováveis. Pena que são investimentos, embora pesados, com relativa expressão duradoura no Estado: a tecnologia é importada, a energia gerada, se comercializada para outros estados não gera ICMS na fonte... fica, no entanto, o resultado da construção civil e alguns empregos na manutenção dos equipamentos (embora, no caso desta energia, com bagaço de cana, diferentemente das usinas de energia eólica, a geração de empregos deverá ser maior, pelo processo utilizado, ou seja, aquisição de matéria-prima para processamento; por outro lado, as turbinas de energia eólica, uma vez instaladas e ligadas, não há muito o que fazer, a não ser observá-las...).

 

A usina da CPF está localizada no município de Baía Formosa. As obras iniciaram em novembro de 2009, mas a operação está marcada para julho de 2011. Serão mais 40MW gerados e representará cerca de 1,7% da energia produzida pela CPFL no ano de 2011.

 

 

 

Otomar Lopes Cardoso Junior

Nenhum comentário: