quarta-feira, 7 de maio de 2008

BARRIL A US 200: QUANTO A INFLAÇÃO MUNDIAL?

O barril de petróleo poderá chegar a US 200  bem mais rápido do que se poderia imaginar: entre 6 a 24 meses, é o que aponta o banco Goldman Sachs. Na verdade, o que assusta não é a "rapidez" do aumento do barril, mas sim a possibilidade de dobrar o valor que, quando ultrapassou a barreira dos US 100, já assustava a todos com qualquer outra projeção pessimista.

 

A conseqüência maior está no impacto da inflação mundial. Todos os países se acostumaram com a globalização, a troca de mercadorias é cada vez mais intensa entre todos os continentes. E um dos custos principais está no frete que depende, claro, muito  diretamente do valor pago pelo combustível.

 

Um aumento generalizado do frete internacional afetará não somente os países exportadores (como é o Brasil hoje), pois passará a vender mais caro e, portanto, com maior dificuldade, como também os países importadores, que sofrerão impacto imediato com o aumento do preço final das mercadorias.

 

O Rio Grande do Norte, que tem o hábito saudável de ser o Estado exportador poderá ser uma das economias afetadas com essa mais nova crise (ou perspectiva) do petróleo. Dólar em baixa, petróleo em alta, esta é uma das piores combinações para os exportadores potiguares!

Nenhum comentário: