segunda-feira, 19 de maio de 2008

COMÉRCIO FATURA MAIS, MAS EMPREGA MENOS

Segundo dados da Fecomércio para o primeiro trimestre de 2008 o crescimento no faturamento real do comércio em geral foi de 18,23% em relação ao ano de 2007. No entanto, este desempenho não foi alcançado pelo número de novos empregos criados, que ficou em "apenas" 8,15% para o mesmo período.

 

Em outras palavras, o crescimento do comércio foi, proporcionalmente, mais do que o dobro em relação a mão-de-obra contratada. Isto significaria, em tese, aumento de produtividade pois, com a mesmo equipe de colaboradores, as vendas foram bastante superiores. Vale observar ainda que quase na mesma proporção estão também os dois setores de maior aumento no faturamento até o momento, as concessionárias de veículos e os supermercados.

 

Mas, o que chama atenção são as "mercearias, mercadinhos e panificadoras": um contratação 42,93% maior este ano mas um pífio crescimento no faturamento de 1,26%. Ou seja, cresce o setor em expansão de serviços e pontos de venda, mas não cresce o consumo. Resultado: perda para quem está no mercado e vê a concorrência aumentando; é dividir o bolo sem que ele cresça em proporções iguais!

 

Farmácias e perfumarias, por outro lado, com baixa no faturamento (7,95%), aproveitaram para diminuir as contratações: 20,83% a menos do que o primeiro trimestre de 2007.

Nenhum comentário: