segunda-feira, 26 de outubro de 2009

MEL DO BRASIL BATE RECORDE DE EXPORTAÇÃO. E O RIO GRANDE DO NORTE SEGUE JUNTO!

 

 

            O mel do Brasil bateu recorde de exportação em 2009 (dados até setembro), com US 52,7 milhões em exportações, muito acima dos US 43,7 milhões de todo o ano de 2008. Faltando ainda um trimestre para fechar o ano, o valor das exportações já é 20,9% superior aos doze meses do ano passado.

 

            E o Rio Grande do Norte segue junto! Em menores proporções, certamente, mas com US 3,4 milhões neste ano, já é bem maior do que US 2,1 milhões em todo o ano de 2008: crescimento de 66,2%!

 

            O problema, unicamente, é que nossas exportações estão quase concentradas para os Estados Unidos (maiores importadores do produto brasileiro); enquanto outros estados conseguem exportar para a Alemanha e o Reino Unido, os outros dois maiores compradores do mel brasileiro.

 

            A Alemanha, grande importador mundial, tem restrições ao produto brasileiro: é preciso que cada empresa seja certificada individualmente e não mais o "mel do Brasil" como anteriormente; e como é um processo que implica em alguns custos e há outro mercado comprador, do outro lado do Atlântico, está mais fácil "desprestigiar" a Europa.

 

            Apesar desta opção, esse crescimento importante demonstra que nosso produto tem qualidade e competitividade, ou seja, a tendência é continuarmos a abrir novos mercados com o mel que, aliás, é o produto com um dos melhores desempenhos das exportações do Rio Grande do Norte em 2009.

 

 

Otomar Lopes Cardoso Junior

 

 

Nenhum comentário: