segunda-feira, 26 de outubro de 2009

SONDAGEM INDUSTRIAL DO RN: MAIS OTIMISMO PELA FRENTE?

SONDAGEM INDUSTRIAL DO RN: MAIS OTIMISMO PELA FRENTE?

 


           
A FIERN-Federação das Indústrias do RN divulgará em breve o resultado da nova sondagem industrial, em seqüência à última realizada entre abril e junho deste ano. Nesta, o chamado "Indicador de evolução do nível de atividade", no segundo trimestre de 2009, foi bem maior do que o do início do ano, chegando a 50,1%, contra 38,7% do começo do ano.

 

            Mas, o que poderia ser motivo de bem maior comemoração, quando comparado com 2008, esse índice está abaixo dos 50,8%, justamente quando a crise mundial começou a produzir seus primeiros efeitos no Rio Grande do Norte. É claro que a retomada do crescimento reproduz uma expectativa mais positiva na nossa economia, mas reflete uma interrupção de bons resultados anteriores que, agora, com a expectativa da nova sondagem, poderá trazer, novamente, maior esperança para o crescimento industrial do RN.

 

            É esperar para ver e, sobretudo, para comparar outro critério de avaliação, o da "Utilização da capacidade instalada" nas nossas indústrias que, até o primeiro semestre  de 2009 fico com uma média próxima dos 68% (em 2008 a média do último trimestre fechou em 75%). Qualquer índice acima da média deste ano deverá ser comemorado pela indústria norte-riograndense.

 

 

 

Otomar Lopes Cardoso Junior

Nenhum comentário: