segunda-feira, 2 de julho de 2012

Investimentos privados da Copa em Natal: qual valor já aplicado?

A expectativa com a Copa do Mundo em Natal é muito grande e não somente para 2014, quando ocorrerão os jogos. Mas, principalmente, quanto aos resultados que serão obtidos com essa participação: além do famoso "legado", os demais resultados em novos negócios, no comércio, no turismo etc.
 
Mas, fico curioso em saber quanto já foi investido na economia norte-riograndense até o momento. Afinal, a Copa será em 2014 mas, até lá, muito investimento deverá ser feito; e aqui me refiro exclusivamente aos investimentos privados decorrentes, essencialmente no momento, da construção.
 
Qual a "massa salarial" que já foi incorporada na economia local? Quanto foi gerado de imposto para o Estado? Quem são os fornecedores de produtos e serviços originários aqui do Estado? Quantos novos negócios já foram oportunizados?
 
Acho que seria importante ter esse levantamento para começarmos a medir, desde já, os ganhos com os jogos em Natal. Uma Copa do Mundo "acontece" em 15 dias (no caso de sedes com jogos preliminares), mas os resultados são conhecidos desde o anúncio das sedes e as consequências econômicas duram muito além dessa quinzena.
 
Uma indicação dos resultados positivos já existentes poderá motivar – quem sabe – novos investidores para suprir a demanda de serviços e produtos que a construção do novo estádio já demanda e continuará demandando por mais dois anos. Pode ser um bom negócio à vista; e para o futuro também.

Nenhum comentário: