segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

500 dias para a Copa: quantos para a mobilidade?

Esta semana comemoraríamos a contagem regressiva dos 500 dias para a Copa e sua abertura no Brasil (aqui em Natal, como não temos o calendário oficial, não sabemos quantos dias, de fato, estão faltando).
 
Mas, ainda não iniciamos a contagem regressiva para uma característica que seria fundamental para a Copa do Mundo de Futebol no Brasil e em cada uma de suas cidades-sede: a mobilidade.
 
As obras do estádio continuam avançando a passos largos e, segundo seus responsáveis, absolutamente no cronograma idealizado. No entanto, Natal também precisaria conhecer o cronograma para as obras que modificarão a vida da cidade, não por 2 ou 3 semanas, tempos dos jogos, mas por 2 ou 3 décadas, tempo que se esperaria que tais obras pudessem impactar – para melhor – Natal e o RN.
 
Ainda há, claro, possiblidade de recuperação. Provavelmente não tão bem quanto planejado ou imaginado mas, em todos eventos de grande porte há sempre obras necessárias mas também obras que vão além do centro das atenções, os estádios. O exemplo recente dos jogos olímpicos de Londres modificaram não somente um (relativo) perfil da cidade mas a própria economia que, depois de longos meses de recessão, conseguiu ter um fôlego no desempenho econômico.
 
Esta certeza também temos aqui em Natal, com o turismo.
 
Mas, é pouco diante da grandiosidade do evento. Temos ainda 500 dias, suficientes para a mobilidade e suas obras.

Nenhum comentário: