quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

"Crise mundial segura exportações de frutas"

Trechos da coluna de Mauro Zafalon, na Folha de hoje:

"A retração econômica mundial e a perda de renda em diversos países prejudicaram as exportações de frutas do Brasil no ano passado.
Apesar de o país ter elevado o volume vendido no exterior, as receitas caíram. O volume exportado subiu para 693 mil toneladas, 1,7% mais do que em 2011. Já as receitas caíram para US$ 619 milhões, um recuo de 2,2%.
Para Cloves Ribeiro Neto, gerente-técnico do Ibraf (Instituto Brasileiro de Frutas), há uma recuperação lenta da economia dos países importadores de frutas frescas.
A persistência da crise econômica em importantes países consumidores de frutas fará com que as exportações deste ano fiquem em patamares semelhantes aos de 2012.
Apesar do cenário desfavorável, a demanda por alguns produtos continuou. O Ibraf destaca as vendas externas de melão, limão e manga. O primeiro foi o de maior volume: 182 mil toneladas. Já a manga trouxe mais receitas, somando US$ 137 milhões."

O Rio Grande do Norte foi um dos estados afetados por essa queda no consumo; e a seca ainda mais agravou, reduzindo bastante (25%) as exportações de castanha de caju.

Nenhum comentário: