sexta-feira, 22 de setembro de 2017

“Casa das palavras”: um (também) complemento às livrarias

O projeto "Casa das palavras" obteve a aprovação de incentivos da Prefeitura de Natal por meio do programa Djalma Maranhão. A decisão municipal foi oficializada nesta quarta-feira (mas não informa valores, apenas a inclusão do projeto da empresa Oficina de Notícias Ltda).
 
A proposta, que já está em funcionamento em diferentes cidades do RN, com maior presença em Natal, tem como um dos resultados estimular a leitura com a instalação das chamadas "minibibliotecas".
 
Em tempos de fechamento de livrarias no Brasil, fenômeno que apenas se acelera em tempos de crise, com a leitura eletrônica, estimular a leitura também é uma forma de favorecer a atividade econômica.
 
Nas "minibibliotecas" os livros são disponibilizados em locais públicos e são de acesso livre, ou seja, quem tiver interesse pode pegar o livro. Os livros, em regra, são doados por pessoas que não têm mais interesse naquela leitura; assim, em vez de jogar fora o livro, deixam nas "minibibliotecas" como forma de doação.
 
Felizmente Natal ainda "resiste" com algumas livrarias presentes em seus principais shoppings, mesmo a concorrência com o mundo digital tornando-se cada vez mais difícil.
 

Nenhum comentário: