sexta-feira, 21 de novembro de 2008

MENOS MELÃO EXPORTADO NESTA SAFRA?

Alguns produtores de melão no Vale do Mossoró estão preocupados com os efeitos da crise mundial que afetou diretamente o consumo da fruta na Europa. Os contratos, acertados no início do ano, estão mantidos, mas há uma forte pressão para redução do preço de compra sob o argumento de que haveria uma queda de cerca de 30% no consumo europeu, dificultando e venda na ponta, nos supermercados.

A elevação do Dólar e do Euro face ao Real tem servido, para os importadores, como argumento para pressão pela redução do preço na moeda estrangeira sob o trivial raciocínio de que os exportadores brasileiros, ao transformarem suas exportações em Real, não teriam prejuízo.

Alguns produtores estão indo, em plena safra, à Europa para (re)negociar com os importadores as estratégias para esta safra (que está quase na metade) e tentar salvar prejuízos maiores.

Em fereveiro de 2009 acontece a Fruitlogistica, na Alemanha, a maior feira de frutas do Mundo. Tradicionalmente produtores de melão de Mossoró se fazem presentes com estande para oferecer sua produção aos compradores internacionais e abrir novos mercados. É hora, já também, de repensar essa nova perspectiva de participação no evento, mais reforçada, maior presença de produtores e busca de alternativas para garantir a safra 2009/10 e tentar comemorar os resultados que se esperava quando o Dólar disparou... mas que acabou sendo frustrada pela queda no consumo.

Momento de crise também é de oportunidades. A questão, agora, e saber encontrá-las e tirar máximo proveito delas.


Otomar Lopes Cardoso Junior



Nenhum comentário: