quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O RN TEM 3 MIL ADMINISTRADORES REGISTRADOS

            O Rio Grande do Norte tem 2.963 administradores registrados no Conselho regional de Administração, de acordo com dados do Conselho Federal, ocupando a quinta colocação entre os estados do Nordeste com maior número de profissionais registrados. No Brasil, como esperado, São Paulo, com seus 77.543 administradores, é o Estado com maior representação: 34,1% do total nacional (que chega a 227.705 pessoas).

 

            Curiosamente, no Nordeste, o Maranhão é um dos destaques, com 3.978 profissionais cadastrados, mais do que Pernambuco (3.400), ficando somente atrás do Ceará e da Bahia. Isto induz ao questionamento natural sobre o critério utilizado para a captação do ex-estudante (que concluiu o seu curso) que nem sempre procura o seu conselho de classe para registrar-se (por falta de interesse, em função do custo, por ausência de maior fiscalização ou por desconhecimento?).

 

            No tocante às pessoas jurídicas, no nosso Estado são 369 apenas as cadastradas dentre aquelas que, por seu objeto social, são obrigadas (consultoria, assessoria, gestão empresarial etc). Curiosamente, novamente, o dado surpreendente na Região fica por conta de Pernambuco, com apenas 62 empresas registradas. São Paulo, com 12.284 empresas, também lidera no âmbito nacional (42,4% das 28.978 empresas)

 

            Considerando a oferta de vagas entre as instituições de ensino superior no Rio Grande do Norte, o número de profissionais deveria ser bem maior. A valorização da profissão e o condicionamento na contratação de profissionais devidamente registrados ajudariam no fortalecimento da categoria.

 

 

Otomar Lopes Cardoso Junior

 

 

 

Nenhum comentário: