quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

EMBAIXADA DA FRANÇA IMPRESSIONA POUCO PELO TURISMO DO RN

O relatório da Embaixada da França no Brasil (produzido pelo Setor econômico) informa muito pouco sobre o turismo do Rio Grande do Norte, apesar de sua importância na economia local. O resumo das informações, em pouco mais de 6 linhas, destaca bem a importância da rede hoteleira e da capacidade instalada, mas esquece outras atrações no Estado, sobretudo a praia da Pipa.

 

A explicação está, talvez, na baixa representatividade de turistas franceses no Estado e do baixo valor de investimentos na economia do Rio Grande do Norte por pessoas daquele país.

 

Veja a informação apresentada em "Economia" com o título "Turismo" (os outros são: "Economia geral"; "Agricultura e criação de animais"; "Indústria"; e "Serviços"). O documento da Embaixada foi revisado bem recentemente, em 29 de outubro de 2009:

 

"A rede hoteleira da cidade de Natal é considerada como a mais importante do Nordeste com atualmente 27 mil leitos. O Estado do Rio Grande do Norte é privilegiado com um 300 dias de sol por ano. São 400 km de praias e a temperatura média da água é de 28º. O Estado recebeu, em 2008, mais de 2 milhões de turistas, dos quais 13% vindo do exterior. O setor turístico emprega 250 mil pessoas entre empregos diretos e indiretos."

 

 

Otomar Lopes Cardoso Junior

 

 

Nenhum comentário: