sexta-feira, 17 de setembro de 2010

MANTIDA COTA DO RN PARA EXPORTAÇÃO DE AÇÚCAR PARA OS ESTADOS UNIDOS

O Governo Federal manteve a cota de exportação de açúcar para os Estados Unidos para as empresas do Rio Grande do Norte nesse ano-safra 2010/2011, de acordo com a nova Instrução Normativa 28, do Ministério da Agricultura, divulgada hoje. Serão objeto da vantagem 6.530,34 toneladas de açúcar no Estado, divididos entre as usinas LDC Bioenergias S/A (3.655,55 toneldas) e a Vale Verde Empreendimentos Agrícolas Ltda (2.874,99 toneladas).

 

Em comparação ao ano-safra anterior, o Rio Grande do Norte mantém a mesma proporção nos 3,9% do total da cota de exportação que o governo dos Estados Unidos oferece, a título de incentivo, às empresas nacionais. A única alteração, no Estado, foi a ligeira modificação na divisão das cotas, a Vale Verde acrescentando 84,13 toneladas em relação a última normatização do Ministério da Agricultura.

 

Com a renovação das cotas e a edição da nova distribuição assegura-se, para o Estado, um patamar mínimo de exportações de açúcar. Em 2010, até o mês de agosto, já exportamos (incluídos outros mercados compradores), US 24,8 milhões. Em 2009, o açúcar encerrou o ano na terceira colocação entre os principais produtos exportados no Estado, com cerca de US 18,2 milhões em vendas para o exterior.

 

 

 

 

Otomar Lopes Cardoso Junior

 

 

Nenhum comentário: