terça-feira, 14 de setembro de 2010

UFERSA GANHA CURSO DE DIREITO

 

O MEC autorizou, oficialmente, a criação do curso de Direito pela UFERSA-Universidade Federal do Semi-Árido já a partir do próximo vestibular.

 

A Portaria 1.402-SESU concedeu essa permissão para mais um curso na área de direito no Rio Grande do Norte, no período noturno, com 80 (oitenta) vagas anuais a serem preenchidas em 2011. A preocupação com a "saturação" dos cursos de direito no Brasil e aqui no Estado parecem estar menos efetivas, é o que tudo indica (lembram que, durante muito tempo, os cursos de direito estavam na mira e na lupa da OAB em todos os Estados, acompanhamento e opinando sobre o aumento da oferta de vagas?).

 

É mais uma qualificação profissional que surge no mercado de trabalho. E isso, por si só, já deveria ser considerada uma boa notícia: quanto maior o nível de conhecimento melhor a preparação para a entrada no mercado profissional. Saturado, para direito? Para muitos cursos, provavelmente, mas acredito que duas considerações devem ser admitidas: nem todos os estudantes de direito pretendem tornar-se advogados (crescimento na carreira interna, aquisição de nova formação, apreciação do tema etc) e, mesmo que não alcancem êxito no exame da OAB, teremos formados cidadãos com mais conhecimento e informação (e num país como o Brasil em que a carência em educação, sobretudo formal - universitária - já é grande vantagem e fundamental impacto para as novas gerações).

 

 

 

Otomar Lopes Cardoso Junior

 

 

Nenhum comentário: