quinta-feira, 31 de outubro de 2013

MDIC amplia autorização para importação de trigo com imposto zero

O MDIC publicou portaria autorizando a importação de 3,3 milhões de toneladas de trigo (e "mistura de trigo com centeio") com alíquota do imposto de importação reduzida a 0. Esta previsão já existia desde o início do ano mas foi ampliada agora com o novo volume de 600 mil toneladas, também beneficiado com a isenção.
 
O Brasil não é autossuficiente em trigo. O alívio no imposto de importação (cobrado em 10% normalmente) atende à demanda do setor e, principalmente, à política do governo federal de diminuir o impacto nos preços dos produtos e, consequentemente, aumento e inflação.
 
No RN temos uma única empresa importadora, a Moinho Potiguar, situada vizinha ao Porto de Natal. O investimento do grupo cearense M Dias Branco tem toda uma estrutura própria para recebimento da matéria-prima. Afinal, ela depende totalmente da importação e o único modal viável para o volume demandado pela indústria é o marítimo.
 
O impacto para a empresa do RN? Tudo dependerá de seu volume de estoque: se suficiente e que não justifique nova compra para manter estocada matéria-prima (custo do capital, do armazenamento etc), nada acontecerá. De acordo com os dados de importação do Estado, a política da empresa tem respaldo em importante estoque mas não devido ao imposto de importação (e sua isenção agora renovada) mas ao preço no mercado internacional do trigo (oscilante nos últimos anos) e sua cotação em dólar. A variação cambial produz mais "estrago" do que o imposto de importação.
 

Nenhum comentário: