segunda-feira, 4 de junho de 2018

É grande a expectativa do RN para o grande leilão de 2018 de energia

Está marcado para 31 de agosto o grande leilão A-6 da Aneel não somente pela quantidade de projetos cadastrados mas também pela aposta na retomada da economia nos próximos anos e uma maior demanda a médio prazo. Os novos projetos devem entrar em funcionamento a partir de 2024.

É grande a expectativa do RN neste leilão pois, finalmente, o gargalo que impedia a participação de projetos foi destravado. Depois de várias tentativas da Aneel em licitar um trecho de uma linha de transmissão Campina Grande-Pau Ferro (PE), houve um vencedor no leilão realizado em 2017; com isto, a previsão é que até 2021 não haja mais impedimentos na geração de energias no Estado.

Como o escoamento estará garantido com a execução desta obra, fica a expectativa para que a Aneel confirme o compromisso de considerar totalmente livre de a produção de energias no RN; nos últimos leilões, como não havia "margem" de escoamento da produção centenas de projetos foram prejudicados.

O edital (ainda a ser publicado) deverá confirmar o retorno do RN aos leilões de energias renováveis. Atualmente, o Estado é detentor do maior número de parques eólicos em funcionamento no Brasil.


Nenhum comentário: