sábado, 1 de setembro de 2018

Novos parques eólicos para o RN

O leilão da Aneel desta sexta, 31 de agosto, recolocou o Rio Grande do Norte no cenário dos parques eólicos, depois de um longo período em que as limitações da linha de transmissão – não construída – impediam novos investimentos no Estado.

Agora, novamente, o RN foi o grande vencedor do leilão Aneel A-6: dos 48 projetos que serão contratados, 27 estarão localizados no território potiguar, ou cerca de 56% do total de projetos.

E quando olhamos em termos de investimentos, o resultado é ainda melhor: serão investidos, aqui, R$ 3,5 bilhões, ou 60% do total contratado (R$ 5,8 bilhões).

O aspecto curioso deste leilão é que todos os 48 projetos em eólica estarão no Nordeste e, mais precisamente, no RN e na Bahia. Apesar da diversidade de projetos cadastrados em cerca dez estados, houve uma inédita concentração nestas duas unidades da federação.

Os projetos devem iniciar suas obras em 2019 quando parcela destes investimentos serão aplicados diretamente no Estado e os novos empregos começaram a (re)aparecer.


Nenhum comentário: