As férias de verão, aqui no RN e no Brasil, já terminaram.
Claro que não é tão dramático quanto possa parecer em uma leitura mais objetiva
e restrita mas, no sentido de que o planejamento de férias com maior duração, de
origem mais distante e de programação diferenciada, já não há mais tempo para
acontecer nestes dois primeiros meses do ano; o Carnaval mais cedo este ano
contribui também, mas não é o fator principal.
Neste final de janeiro a programação dos cruzeiros não
mudará mais, o agendamento de voos fretados tem mínima possibilidade de
aumentar e os pacotes de longa duração já foram comercializados; ficam apenas
os que decidem de última hora ou que esperam aproveitar alguma oportunidade não
programada.
Se estendermos para o público europeu – estamos sempre
esperando uma invasão do Continente, com ou sem a Fortaleza dos Reis Magos para
nos ajudar – quem pensava em viajar para o RN neste mês de fevereiro já fechou
as contas. É claro, tem sempre os “horistas”, aqueles que decidem viajar faltando
5, 10 ou 15 dias para sobrevoar o Atlântico mas, não é com estes que as
companhias aéreas e as agências de viagem esperam os resultados mais
expressivos para fechar as contas.
No turismo, as férias do meio do ano já começaram, para
quem é do planejamento. Uma variável um pouco diferente em relação à Europa,
pois será verão por lá e o (repetitivo) atrativo “sol & mar” não terá tanto
impacto. No Brasil, quem sabe o frio do Centro-Sul pode ajudar a melhorar a
ocupação hoteleira.
Preparar as férias de julho não significa começar a divulgação
antes mesmo do Carnaval, mas significa que o aprendizado das férias deste verão
deverão compor o planejamento de novas ideias e as necessárias adequações, dentre
elas, a manutenção dos equipamentos, a renovação dos empreendimentos etc e,
quem sabe até, uma repaginação parcial de alguma estrutura (nem que seja a
reformulação visual do cardápio do restaurante do hotel!).
O turismo é uma forte economia mas, não pode haver economia
forte para o planejamento na hora de atrair novos turistas. Temos várias
instituições que atuam na área, além daqueles governamentais, e para citar
aquelas com mais exposição na mídia, a Fecomércio e a ABIH-RN.
Passado o Carnaval será hora de colocar outro bloco na
rua: o marketing das próximas férias, em Natal, Pipa, Maracajaú, São Miguel do
Gostoso, Tibau, Martins, Monte das Gameleiras, Galinhos etc.
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