domingo, 29 de janeiro de 2023

Opinião. Preparando as férias de julho

 

As férias de verão, aqui no RN e no Brasil, já terminaram. Claro que não é tão dramático quanto possa parecer em uma leitura mais objetiva e restrita mas, no sentido de que o planejamento de férias com maior duração, de origem mais distante e de programação diferenciada, já não há mais tempo para acontecer nestes dois primeiros meses do ano; o Carnaval mais cedo este ano contribui também, mas não é o fator principal.

 

Neste final de janeiro a programação dos cruzeiros não mudará mais, o agendamento de voos fretados tem mínima possibilidade de aumentar e os pacotes de longa duração já foram comercializados; ficam apenas os que decidem de última hora ou que esperam aproveitar alguma oportunidade não programada.

 

Se estendermos para o público europeu – estamos sempre esperando uma invasão do Continente, com ou sem a Fortaleza dos Reis Magos para nos ajudar – quem pensava em viajar para o RN neste mês de fevereiro já fechou as contas. É claro, tem sempre os “horistas”, aqueles que decidem viajar faltando 5, 10 ou 15 dias para sobrevoar o Atlântico mas, não é com estes que as companhias aéreas e as agências de viagem esperam os resultados mais expressivos para fechar as contas.

 

No turismo, as férias do meio do ano já começaram, para quem é do planejamento. Uma variável um pouco diferente em relação à Europa, pois será verão por lá e o (repetitivo) atrativo “sol & mar” não terá tanto impacto. No Brasil, quem sabe o frio do Centro-Sul pode ajudar a melhorar a ocupação hoteleira.

 

Preparar as férias de julho não significa começar a divulgação antes mesmo do Carnaval, mas significa que o aprendizado das férias deste verão deverão compor o planejamento de novas ideias e as necessárias adequações, dentre elas, a manutenção dos equipamentos, a renovação dos empreendimentos etc e, quem sabe até, uma repaginação parcial de alguma estrutura (nem que seja a reformulação visual do cardápio do restaurante do hotel!).

 

O turismo é uma forte economia mas, não pode haver economia forte para o planejamento na hora de atrair novos turistas. Temos várias instituições que atuam na área, além daqueles governamentais, e para citar aquelas com mais exposição na mídia, a Fecomércio e a ABIH-RN.

 

Passado o Carnaval será hora de colocar outro bloco na rua: o marketing das próximas férias, em Natal, Pipa, Maracajaú, São Miguel do Gostoso, Tibau, Martins, Monte das Gameleiras, Galinhos etc.

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