segunda-feira, 9 de junho de 2008

AÇÚCAR PUXA EXPORTAÇÕES DE MAIO DO RN

O açúcar foi o produto responsável pelo aumento das exportações do Rio Grande do Norte, se comparados exclusivamente os meses de maio de 2008 e 2007. Foram US 5,2 milhões neste quinto mês do ano que, com o acumulado no ano, superou os US 10,4 milhões, um crescimento de 10,6% em relação ao mesmo período de 2007.
Com este resultado, o açúcar é hoje o quinto maior produto de nossa pauta externa, atrás apenas do melão, da castanha, do combustível para as aeronaves e embarcações e do camarão, nesta ordem de importância.
Em tempo de crise com as chuvas no Vale do Açu, esperava-se justamente o contrário, queda nas exportações no mês de maio e impacto bastante negativo para os cinco primeiros meses do ano.
O que se viu foi, ao final, também com a ajuda dos resultados positivos da castanha, do combustível e do álcool, foi praticamente a repetição do índice do acumulado no primeiro quadrimestre do ano: redução de apenas 2,0% em 2008 (mas, aumento de 10,4% em relação a 2006, excluído volume de exportações do petróleo).

Nenhum comentário: