segunda-feira, 30 de junho de 2008

BRASIL COM 40 MILHÕES DE USUÁRIOS NA INTERNET

O Brasil, apesar de todas as desigualdades econômicas e regionais, é um dos países mais plugados em todo o mundo e que agora, pela primeira vez, indica o Ibope/NetRatigns, supera a marca dos 40 milhões de internautas.

 

O resultado disso é a maior concentração de empresas e provedores de acesso. No Rio Grande do Norte, recentemente, houve uma concentração de empresas, uma incorporando outras de menor porte e aglutinando serviços, reduzindo os custos. Por enquanto, segundo nota publicada nos jornais deste final de semana, quem já sai perdendo é o usuário de uma das empresas vendidas que anunciou, a partir de hoje, não mais oferecer alguns serviços, anteriormente gratuitos.

 

Esse crescimento do acesso a Internet pode muito bem ser visto no interior do Estado. De fato, é praticamente impossível não encontrar uma lan house em todas as cidades, por menor porte que seja. A concorrência é relativamente "grande" para esses mercados locais (renda baixa, poucos usuários, custo elevado de instalação etc) e a rentabilidade, pelo valor cobrado (em média R$ 1,00/hora ou R$ 1,50/hora), não deve ser das mais elevadas, considerando os custos (energia, assinatura provedor etc).

 

O mais recente exemplo do sucesso da Internet no Brasil foi o (agora ex) morador de rua que passou em concurso do Banco do Brasil e que, além de ter seu Orkut, foi através da Internet que soube do concurso e obteve material de estudo.

 

 

Otomar Lopes Cardoso Junior

Nenhum comentário: