terça-feira, 4 de maio de 2021

Planejando com antecedência

 

O ciclo de produção do melão é relativamente curto, cerca de 90 dias. Isto significa que entre o plantio e a colheita você deve ser capaz de antecipar a demanda com uma média de 3 meses. Mas, não basta apenas este prazo visto que é necessário ter os insumos disponíveis no tempo certo e ter todo o material de embalagem em estoque, sem esquecer de reservar os conteiners e os espaços nos navios, agendando o frete com a melhor antecedência possível para ter o melhor preço (observado ainda que em alguns casos há penalidade forte para quem agenda o frete e não confirma a carga na data certa).

A safra do melão, na exportação, vai de agosto-setembro até março-abril, normalmente.

Fazendo as contas do tempo, para começar a exportar em agosto o plantio deve começar em junho, ou seja, em cerca de 30 dias. Isto significa que na data atual os produtores já devem estar com contratos confirmados de entrega de adubos e caixas de papelão, além de outros insumos, sem esquecer o estoque de sementes.

A dúvida é quanto plantar? Começar timidamente ou apostar que o reinício da circulação e abertura de bares-restaurantes significará um aumento de consumo em alimentos?

Nenhum comentário: