domingo, 23 de outubro de 2022

Opinião. Boletim de balneabilidade?

 

Frequentemente o tal Boletim de balneabilidade aparece como notícia informando que tal praia ou aquele ponto da praia está ou não “livre” para utilização, sem riscos de contaminação biológica; em outras palavras, se tem muitos coliformes fecais circulando naquele local e que, ao mergulhar ali, você correrá o risco de ter alguma doença; imagine então, o risco se você sem querer engolir um pouco daquela água...

 

Muito ruim isto! Não o Boletim, ou melhor, o Boletim também é muito ruim! Para uma cidade (e um Estado) que depende muito do turismo tradicional, o tal sol & mar, você ter que se preocupar se pode (ou não) ir para a praia, é algo terrível. Imagine para o turista, como ele se comporta ao saber que em Natal e cidades vizinhas, por exemplo, 1, 2 ou 3 praias não deveriam ser frequentadas? Você iria para um destes lugares?

Muita gente vai, na verdade, a praia, qualquer que seja a condição. Infelizmente, por dois motivos: falta de conhecimento e alguns, mais teimosos, por não acreditarem naquela poluição no meio de tanta água.

 

Não deve haver nenhuma censura nem deve deixar de haver o controle da água. Continuo achando estranho, como mencionei outras vezes, que na semana “a” a qualidade da água é boa e na semana “b” dispara para um nível de contaminação bastante elevada. Independentemente de erros de coleta ou de metodologia, e de eventuais aperfeiçoamentos, ruim é saber que você não deveria – ou não poderia – ir para uma praia e que antes de sair de casa você deveria consultar o Boletim para saber para que lado você vai; planejar, então, nestes casos fica meio difícil. Até o clima, chove ou não chove, você consegue prever um pouco mais em função dos meses, verão ou nosso inverno.

Mas, para as praias, não.

 

O ruim é ter o Boletim, pois significa que há sempre riscos de contaminação de nossas praias. A população da Capital e das cidades vizinhas, e os turistas, ficariam mais felizes se tivessem segurança de que nossas praias, além de bonitas, não são poluídas.

Quando o Boletim passar semanas e semanas anunciando que todos os pontos de coletas apresentam uma qualidade de balneabilidade favorável deveríamos, juntos, comemorarmos o feito;  e na praia. É uma opinião.

Nenhum comentário: