sábado, 24 de junho de 2023

Uma ideia. Prêmio aos espetáculos de rua

 

Ao longo do ano temos alguns espetáculos de rua em todo o RN. No mês de junho as notícias são mais reforçadas com algumas festividades juninas mas, quase sempre de um concurso de quadrilha estilizada.

Não é esta a ideia, aqui proposta. As apresentações de quadrilhas juninas são, como diz o nome, no plural, várias organizações que se apresentam, algumas vezes em espaços fechados, nas quadras esportivas municipais. Infelizmente, em várias ocasiões, as quadrilhas são pasteurizadas, ou seja, perdem a simplicidade da ideia inicial e, quanto mais “estilizada” mais se parecem uma com a outra.

 

A ideia de um prêmio para espetáculos de rua está baseada na apresentação do Chuva de Balas, uma apresentação (até interessante) que ocorre em Mossoró no mês de junho. Podemos ter mais atividades como esta tais como apresentações circenses, musicais (mas, por favor, não confundam com as bandas e os palcos de shows...) e, claro, teatrais.

Poderia haver um calendário dos espetáculos de rua, uma programação anual em todo o RN que revigorasse a atração de apresentações em ruas ou praças públicas: um palco (com sua estrutura de apoio) e, em frente a ele, um espaço público para que a população pudesse desfrutar da cultura local-regional. Sem pagar nada.

 

O prêmio seria uma forma de estimular que outras organizações pudessem continuar com seus espetáculos e incentivar a participação de mais pessoas. Todo evento tem um custo e toda participação em evento tem um custo para a pessoa ou o grupo que se apresenta e nem sempre os recursos estão disponíveis, por exemplo, para deslocar-se de uma cidade para outra ou para investir em novos figurinos e cenários.

 

A ideia é fazer mais ou menos como no cinema: todo ano tem a premiação do “melhor do ano” e muita gente concorre e mais gente ainda fica esperando para ver o resultado, para saber que são os vencedores.

Aqui no RN bem que poderíamos ter o “Prêmio RN da cultura potiguar de espetáculos de rua”. É uma ideia.

Nenhum comentário: