sexta-feira, 15 de agosto de 2008

AUMENTA UTILIZAÇÃO DA CAPACIDADE PRODUTIVA DAS INDÚSTRIAS NO RN

As indústrias do Rio Grande do Norte avaliaram a utilização da sua capacidade produtiva em 75% para o segundo trimestre de 2008, apontando uma evolução de 3 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre deste ano.

 

Quando comparado com o segundo trimestre de 2007, esta evolução anual é ainda mais positiva, saindo dos 69% registrados. Ou, em um ano aumentamos a capacidade de produção em 6 pontos percentuais, um dado bastante expressivo em seu incremento num curto espaço de tempo. Mas, como não há uma séria histórica mais prolongada, este crescimento significaria retomada da produção ou uma expansão econômica estadual bastante acelerada neste período recente; ou um mix dos dois...

 

Este aumento da capacidade produtiva já mostra reflexo imediato nas contratações: em 2008, entre abril e junho, este indicador foi de 53,1 contra 49,0 nos mesmos meses de 2007, apontando uma variação de aproximadamente 8,4%.

 

Comparadas estas duas alterações entre 2008 e 2007, o crescimento do emprego foi maior do que a da capacidade produtiva instalada. Isto significa que a demanda de empregos é maior do que o crescimento da produção industrial.

 

Estes números foram extraídos do boletim da Fiern "Sondagem industrial", de abril-junho 2008.

 

 

Otomar Lopes Cardoso Junior

Nenhum comentário: