sábado, 2 de agosto de 2008

JULHO ESTÁVEL NAS EXPORTAÇÕES DO RN

Os primeiros dados das exportações acumuladas até o mês de julho no Rio Grande do Norte mantém praticamente o mesmo desempenho verificado no último semestre, próximo da estabilidade.

Foram, neste ano, US 185,4 milhões em exportações contra US 189,6 milhões no mesmo período em 2007. Uma variação negativa de cerca de 2% que não interfere consideravelmente nas vendas extrenas do RN, apesar de expectativa mais desfavorável fruto das chuvas do primeiro semestre no Vale do Açu.

No Nordeste o crescimento foi de aproximadamente 23%, impulsionado pelas exportações da Bahia, maior estado exportador da Região. E, no comatório nacional, bem próximo deste índice, o País ficou com evolução de 27%. O Rio Grande do Norte, até os anos anteriores, aproximava-se bastante das médias nacional e regional, quando não as superava. Com a crescente valorização das commodities, acima de média dos últimos anos, e a dificuldade da carcinicultura, manga, banana e sal, teremos de esperar o próximo ano para acompanhar variações tão positivas.


Otomar Lopes Cardoso Junior



Nenhum comentário: