terça-feira, 12 de agosto de 2008

DISPARAM VENDAS DE ÁLCOOL COMBUSTÍVEL NO ESTADO

O Rio Grande do Norte disparou nas vendas de álcool combustível neste ano de 2008, com 46.061 metros cúbicos acumulados neste primeiro semestre, marcando um crescimento de 65,6% em relação ao mesmo período de 2007. Aliás, as vendas deste ano, apenas nestes primeiros seis meses, já são maiores do que tudo o que foi contabilizado em 2006, de acordo com dados da ANP.

 

Já a gasolina parece patinar na preferência do consumidor potiguar: uma variação de apenas 1,7% foi constatada neste primeiro semestre, com 134.571 metros cúbicos, contra 132.311 metro cúbicos no mesmo período de 2007. A mesma variação – ou lentidão – também verifica-se em relação ao ano de 2006.

 

Com as vendas de carro bicombustível já superando todos os recordes nas montadoras de automóveis do Brasil, a tendência de consumo está no álcool, produto tipicamente nacional. Uma das vantagens, ainda que o consumidor final não raciocine assim, é que mantida essa pressão na demanda pela produção interna, menos dependente estará o País das importações de petróleo que tem oscilado – e sempre com tendência de crescimento – seu preço no mercado internacional.

 

Bom, então, para o Brasil, melhor ainda para o Rio Grande do Norte, que também é produtor de álcool, embora em menor escala: gera mais empregos no mercado local, da produção a prestação de serviços.

 

Otomar Lopes Cardoso Junior

 

 

Nenhum comentário: