segunda-feira, 11 de agosto de 2008

EMPRESAS DO RN PODEM SER CONTEMPLADAS COM RECURSOS DA FINEP

A Finep-Financiadora de Estudos e Projetos divulgou o primeiro resultado do edital 1/08 de subvenção econômica para projetos apresentados por empresas em todo o País.

 

No Rio Grande do Norte foram 8 projetos selecionados até o momento: 5 na área de "tecnologias da informação e da comunicação" e outros 3 na área de "biotecnologia". Infelizmente, no entanto, não houve qualquer projeto no Estado para as quatro outras áreas financiáveis, a saber, "saúde", "programas estratégicos", "energia" e "desenvolvimento social".

 

Este edital da Finep tem por objetivo "apoiar o desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores em empresas brasileiras através de subvenção econômica". A grande vantagem é que os recursos são "não-reembolsáveis". Para todo o Brasil foram disponibilizados R$ 450 milhões, para empresas independentemente do faturamento.

 

O resultado preliminar não indica, no entanto, os montantes aprovados por projeto para as empresas do Rio Grande do Norte.

 

Veja quais projetos e empresas (e os municípios) foram aprovados até o momento:

 

 

 

Área 1 – Tecnologias da informação e da comunicação

 

IGinga - Uma implementação de Middleware Multisistema para TV Digital Interativa (LE Serviços e Comércio de Informática LTDA/Natal).

 

Um ambiente para construção automatizada de aplicações interativas para TV Digital com serviço de retaguarda para processamento de informações do canal de retorno (Dynavideo Servicos e Comércio LTDA/Natal).

 

Desenvolvimento de jogos eletrônicos multiusuários interdispositivos para TV Digital Interativa voltados para educação e entretenimento (Dynavideo Servicos e Comércio LTDA/Natal).

 

Desenvolvimento de um serviço de certificação e testes de conformidade de aplicações para TV Digital interativa (Dynavideo Servicos e Comércio LTDA/Natal).

 

GingaPC - software para receptor de TV Digital baseado em plataforma PC de baixo custo (LE Serviços e Comércio de Informática LTDA/Natal).

 

 

Área 2 – Biotecnologia

 

Bioinseticidas purificadas de plantas (Pica-Pau Bio Invest Reflorestamento Ltda/Natal).

 

Melhoramento genético de camarão SPF para desenvolver linhagens resistentes à doença necrose infecciosa muscular NIM/IMN (Genearch Auacultura Ltda/Rio do Fogo).

 

Inserção da biotecnologia na atividade de carcinicultura através do desenvolvimento de kits nacionais para diagnóstico de enfermidades, determinação de marcadores moleculares e pesquisa de cepas probióticas presentes na biodiversidade brasileira (Queiroz Galvão Alimentos SA/Pendências).

 

 

Otomar Lopes Cardoso Junior

 

Nenhum comentário: