terça-feira, 5 de agosto de 2008

CONSUMO EM ALTA DE FERRO NA CHINA DEVERÁ BENEFICIAR O RN

A expectativa das maiores exportadoras de minério de ferro no mundo, a Vale e a Rio Tinto, é de que a China deverá dobrar suas importações de ferro até 2015, aquecendo mais ainda o mercado fornecedor. Os preços, que já vinham em alta – quintuplicaram desde 2001 no mercado mundial – bateram o recorde em função da crescente demanda das siderúrgicas chinesas, as maiores consumidoras do Planeta.

 

O Rio Grande do Norte, desde 2006, tornou-se também exportador do minério de ferro, com sua exploração em Jucurutu, poderá ser um dos beneficiários desse "sumidouro" mundial que é a China. E, se confirmada a descoberta de uma nova e importante reserva deste minério, ficara mais rentável o escoamento da produção (atualmente a logística não é muito favorável pela distância e modal até o porto de Suape, em Pernambuco).

 

Ainda de acordo com a Vale, a oferta não tem acompanhado as previsões de crescimento no período mais recente. Quem sabe, então, uma compensação da China pela paralisação da exploração do tungstênio no Seridó não vem agora com o crescimento da exploração do ferro nesta mesma região?

 

 

Otomar Lopes Cardoso Junior

Nenhum comentário: