quarta-feira, 16 de julho de 2014

Copa fez bem a Natal. Pelo menos para quem recebeu com cartão de crédito

É o que diz a Cielo, administradora/operadora das transações com cartão de crédito ao informar que, comparativamente com 2013, as despesas de estrangeiros em Natal foi bem superior nos dias da Copa: se no ano passado representou apenas 1,4% do total nacional, na Copa, o indicador foi para 2,7%.
 
Comparando com nossas "concorrentes" de capitais vizinhas e turísticas, Recife saiu na frente em termos de crescimento: com a Copa os gastos por lá ficaram em 3,6% do total nacional, enquanto em 2013 era de 1,6% e Fortaleza, foi de 3,7% para 2014 contra 2,3% no ano passado.
 
Curioso é caber que – pelo menos no espaço de tempo indicado pela Cielo – os estrangeiros que visitam Natal gastam algo "parecido" com aqueles que visitam Recife, pois ficamos no ano passado com 1,4% do total enquanto Recife 1,6%.
 
E o que fez esta diferença tão maior durante a Copa? Um dos fatores pode ter sido o "efeito México": muitos turistas mexicanos elegeram Recife como base para a 1ª fase da Copa, ou seja, gastaram antes, durante e após os jogos (duas semanas na 1ª fase, no máximo); já aqui, a maioria dos torcedores estrangeiros ficava pouco tempo, 2, 3 dias e seguiam acompanhando seu time.

Nenhum comentário: