segunda-feira, 14 de julho de 2014

E depois da Copa?

A Copa, finalmente, acabou. Digo "finalmente" não por estar torcendo contra mas, por termos agora a possibilidade de colocar em prática o planejamento para recoltar os resultados esperados pós-Copa.
 
Afinal, durante os jogos em Natal não podíamos esperar muitos turistas além daqueles próprios dos times que aqui jogaram. Na maioria deles, nenhum grande país "emissor" de turista para o Nordeste, menos ainda para o Brasil; e outros, simplesmente, não têm no turismo uma expressão econômica que atraia e justifique campanhas de marketing naqueles países.
 
Tivemos a Itália – que já conhece o RN – e os Estados Unidos, México e Japão como prováveis novos mercados. Digo prováveis para aqui, o RN. Os Estados Unidos estão entre os maiores viajantes do mundo, a Europa é um dos grandes focos de turismo dos japoneses e os mexicanos têm hábito de viajar mas, na maioria das vezes, no próprio Continente. Em comum? Poucos conheciam ou RN!
 
Isto é ruim pois com o pensamento nos jogos, pouco tempo tiveram para nos conhecer.
 
Isto é bom, pois as TVs destes países devem ter feito muitas reportagens sobre Natal, uma divulgação gratuita como se esperava da Copa.
 
Agora, hora de colocar em prática este planejamento: como fazer com que estes que aqui estiveram façam a propaganda de Natal e, principalmente, como fazer com que tenham a oportunidade de nos visitar: parcerias com agências daqueles países? Com operadores? Divulgação na imprensa local do destino Natal? E do destino RN?
 
São todas ações bem vindas.
 
Vamos ter que esperar o final do ano para saber o quanto o "efeito Copa" não produziu efeito apenas durante a Copa.

Nenhum comentário: