segunda-feira, 14 de julho de 2014

Revitalização da Cidade Alta

Uma instituição de ensino comprou as instalações do antigo CIC, na Deodoro. Ainda estão em reforma, timidamente modificando algumas partes externas (embora o foco seja a adaptação interna para as salas de aula).
 
Anunciaram que o foco seriam os cursos técnicos-profissionalizantes. É, provavelmente, a nova onda da educação privada no País, depois da "febre" dos cursos  de nível superior focados em um segmento único de estudo, os chamados "tecnólogos" (que estão perdendo espaço e interesse: o mercado parece que não valorizou muito esta mão de obra).
 
Quem sabe um dos efeitos positivos seja a revitalização – ao menos parcial – da Cidade Alta?
 
Como, imagino, um dos público-alvos sejam os próprios trabalhadores que estão naquele bairro, poderá ser criado um novo fluxo no horário da noite mas também, considerando a facilidade de acesso por ônibus, outro fluxo de pessoas que estão fora do mercado de trabalho e, portanto, que teriam tempo para estudar pela manhã ou pela tarde.
 
O resultado esperado – para  o bairro – poderá ser uma maior demanda por serviços; ajudará a revitalizar um pouco uma região que já foi, literalmente, o centro da cidade; a expansão urbana e o crescimento populacional naturalmente mudaram o perfil da Cidade Alta. Não voltará a ser como antes, claro, mas poderá ser um reforço em um bairro em que todos os serviços públicos já estão disponíveis e o transporte público é acessível facilmente.
 

Nenhum comentário: