quinta-feira, 17 de julho de 2014

Inflação alta, juros altos e vendas...

"O Dia das Mães e a Copa do Mundo ajudaram o comércio varejista brasileiro a voltar ao azul em maio" é o que informa a agência de notícias Estado (AE).
 
No segundo semestre não teremos estes eventos e provavelmente Dia dos Pais, eleições e Natal não sejam suficientes para aquecer as vendas no mercado interno (no externo, os número não dos muito favoráveis).
 
É hora, no entanto, das empresas começarem a lançar os pedidos para o Natal, de acionar a indústria para começar seu planejamento de pedidos para entrega a partir de outubro (Dia das Crianças também ajudará). Em estados, como aqui no RN, em que o cenário político predomina boa parte das atividades – principalmente no interior – a dinâmica econômica ficará mais centrada, até o momento, no mês de outubro.
 
Precisamos – o setor econômico – de um novo ânimo para que possa ser projetado crescimento que contamine a todos. A Copa, se o Brasil fosse campeão, talvez ajudasse, mas seria meramente passageiro seu impacto econômico. Por enquanto, com indicadores negativos de juros e inflação os positivos, emprego e desemprego, não estão sendo suficientes para uma perspectiva melhor rumo ao final de 2014. E não será o campeonato brasileiro que trará muitas alegrias...
 

Nenhum comentário: