sábado, 20 de maio de 2023

É uma ideia. Ampliar as penalidades para o excesso de álcool no volante

 

Toda semana as blitzen da “lei seca” prendem pessoas pelo excesso de álcool. São levados às delegacias, multados, seguem com um processo acompanhado pelo MP e, salvo engano, perdem o direito à conduzir temporariamente.

Com certeza, produz resultados mas, ainda não como se esperava visto que toda semana tem novas e repetidas situações.

A multa já e alta, cerca de R$ 3 mil. E ainda tem todos os custos do processo. Para quem tem um carrão, que vale muito, mas muito mais do que isto, o valor monetário da multa e do processo parece que não afeta muito.

Talvez, legalmente sendo permitido, a proposta de bloquear a negociação do carro em nome destas pessoas possa afetar mais um pouco o bolso. Mas, isto seria em caso de reincidência. A pena poderia ir além do patrimônio, nesses casos. E, em um terceiro flagrante do mesmo nível, simplesmente confiscar o veículo para colocá-lo em leilão público, com o dinheiro sendo destinado aos hospitais públicos que cuidam daqueles que sofrem com acidentes de trânsito.

 

Tudo dentro da legalidade e, se a legislação atual não permitir, hora de começar a propor que alguém no Congresso Nacional proponha a mudança da lei. É uma ideia.

Nenhum comentário: