quinta-feira, 24 de abril de 2008

BRASIL QUER SER O 20º MAIOR EXPORTADOR EM 2010

Essa é e mate traçada pelo Governo Federal após a divulgação dos dados da OMC (Organização Mundial do Comércio) referente ao ano de 2007.

Ano passado galgamos mais uma posição na concorrência mundial, saindo da 24ª colocação para a 23ª. Ainda é muito pouco para a dimensão do país (apesar da forte demanda do mercado interno), sua estrutura de produção e, principalmente, seu posicionamento entre as economias mundiais: o Brasil está na lista dos “TOP 15”.

Esta elevação, no entanto, em termos percentuais é muito pequena e quase imperceptível: o Brasil representa 1,2% do comércio mundial, aproximadamente. A mudança no ranking para 2010 significa um salto para algo em torno de 1,25%.

No entanto, importante mesmo, ainda que proporcionalmente não apareça, é o ritmo do crescimento do comércio mundial, de cerca de 15% (puxados pela China...). E o bom disso é que o Brasil cresce ainda mais rápido que a média mundial.

Qualquer “pontinho" percentual a mais gera uma importante receita para a economia nacional. O Rio Grande do Norte, que acostumou-se a ser internacional na opção do mercado produtivo, também deve pegar carona nessa evolução.

Nenhum comentário: