quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

E OS INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO RN DE PESSOAS FÍSICAS?

            Os espanhóis e italianos são os que mais investem no Rio Grande do Norte, quando se considera os valores convertidos em Reais na condição de "pessoa física", de acordo com dados do Ministério do Trabalho e do Emprego. Em 2008, apesar dos números ainda parciais, contabilizados até o mês de setembro, dos 188 estrangeiros que se estabeleceram no Estado, 57 são de origem espanhola e 52 de origem italiana (o terceiro colocado, Portugal, tem apenas 16 investidores relacionados).

 

            Deste total, segundo o MTE, 154 são "investidores pessoa física" neste ano 2008, um número menor do que o observado em 2007, quando chegou a 231, mas bastante próximo de 2006, com 189, e que, certamente, deverá superar o alcançado em 2005, com 167 investidores (esses dados são para a totalidade de cada ano, enquanto em 2008 temos apenas nove meses de registro oficial).

 

            Em queda no ano que passou é reflexo do resultado financeiro de novos investimentos de pessoas físicas no Estado, com US 12,2 milhões até o final de setembro, bem inferior aos US 26,9 milhões dos doze meses de 2007.

 

            O efeito da crise global do mercado financeiro ainda não tinha atingido seu auge quando produzidas as estatísticas de 2008, mas já era previsível que os efeitos da situação econômica norte-americana contaminaram as demais economias, incluindo as européias, onde estão os maiores investidores do Rio Grande do Norte. É esperar para ver qual o real e definitivo impacto com o fechamento dos dados de 2008 e rever as projeções para o ano que se inicia.

 

 

Otomar Lopes Cardoso Junior

Nenhum comentário: