terça-feira, 20 de janeiro de 2009

QUAL O TURISMO PARA NATAL?

            A alta estação do turismo em Natal praticamente se aproxima de seu final. Não, claro, do ponto de vista da ocupação hoteleira, dos eventos e dos turistas que ainda virão até o final de fevereiro, até o Carnaval, mas sim, em termos de planejamento e programação, pois para o verão 2009 já não há mais a fazer para captar público que se programa em suas férias com certa antecedência, notadamente, os europeus. O marketing de Natal para captação de novos turistas pode, portanto, ser avaliado em dois caminhos: as ações de cunho local, de imediato, e as de cunho nacional e internacional, planejadas para os períodos de Semana Santa, São João, Carnatal, verão 2010 etc.

            Natal sempre esteve na mídia turística e sempre soube tirar proveito das condições geográficas naturais que cativam o turista que descobre a cidade e sua qualidade de vida, tranqüila e aconchegante. Não é a toa que tivemos um expressivo boom do setor imobiliário nestes últimos cinco anos: foi graças ao turista que decidia "prolongar" um pouco mais suas férias, adquirindo um imóvel para retornar sempre que possível, 2, 3 ou mais vezes na o ano.

            Mas, outros estados vizinhos também perceberam o mesmo fluxo de turistas e, principalmente, de capital. E começaram a investir, mais pesadamente, nos seus destinos que também oferecem sol, praia, mar, calor etc. A Paraíba, talvez o último dos estados nordestinos a migrar para essa área de investimentos, tem se mostrado cada vez mais "agressiva" em mídia nacional e em promoção no exterior. Natal passou, então, a sofrer cada vez mais com a concorrência. E, naturalmente, precisa tal como qualquer produto ou serviço no mercado estar adiante no mercado, tomar iniciativas, reforçar suas competências e divulgar suas qualidades. Em outras palavras, não ficar parado esperando que o "destino" faça alguma coisa...

            A hora agora, por exemplo, é de promover um calendário de atividades esportivas, culturais, sociais (e até mesmo econômicas: promoções no comércio, nos restaurantes, nos hotéis etc) para que o público que já escolheu Natal como destino de suas férias possa sentir-se satisfeito com a opção diante do complemento de condições climáticas (sol, água quente etc) com uma agenda de atividades ou de opções de lazer.

            É preciso que o turista perceba que em Natal há diversas atrações ou atrativos que transformem suas férias nas melhores das recordações. Mas, mais do que isso, e é o que nos interessa, que ele faça uma propaganda natural dos dias que aqui passou, do que viu, do que comeu, de como se divertiu, de como foi bem atendido etc. Vale aquela máxima de que um cliente insatisfeito faz a propaganda negativa para 10 pessoas, mas um cliente satisfeito divulga apenas para 1, 2 ou 3 pessoas.

            Até o Carnaval temos cerca de trinta dias e muitos turistas ainda virão. Em janeiro e fevereiro de 2008 foram cerca de 66 mil estrangeiros desembarcando no Aeroporto, sendo em sua grande maioria, turistas; já os vôos nacionais trouxeram 450 mil pessoas (digamos, que 1/3 de turistas: 150 mil). No total, podemos assegurar que mais de 200 mil pessoas estiveram ano passado aqui conhecendo e desfrutando de nossas vantagens competitivas. Se repetirmos esses números em 2009 e todos sentirem-se satisfeitos com Natal e o RN, teremos uma propaganda para, talvez, 500 mil pessoas.  

            Com algum investimento e promoções locais até o Carnaval essa propaganda gratuita trará grande retorno financeiro para o RN já a partir desse ano. Com Euro em alta e crise internacional, os turistas 2009/10 farão uma única opção: escolher o melhor. Que seja, portanto, Natal!

 

 

Otomar Lopes Cardoso Junior

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