segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

RN TEM 31 MUNICÍPIOS EXPORTADORES

RN TEM 31 MUNICÍPIOS EXPORTADORES

 

O Rio Grande do Norte encerrou o comércio exterior em 2008 com a participação de 31 municípios exportadores, segundo dados do MDIC-Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (veja o ranking ao final do texto).

 

Dos 31, cinco fizeram sua incursão no cenário internacional, se comparado ao ano de 2007: Felipe Guerra, Jandaíra, São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul e Upanema; mas, no total, em valores, poucos expressivos: apenas US 513.313 na soma total destes municípios.

 

Já os municípios de Acarai, Carnaubais, Equador, Senador Georgino Avelino, Serra Negra do Norte e Rio do Fogo, exportadores no ano de 2007, não indicaram exportações em 2008; juntos deixaram de exportar US 1.597.461. E, o município de Senador Georgino Avelino foi o que mais apresentou perdas, com a eliminação de US 994.121 exportados anteriormente.

 

Ao final, o balanço quantitativo dos municípios trouxe pouca alteração, visto que em 2007 eram empresas de 32 municípios que negociavam com o mercado internacional.

 

Otomar Lopes Cardoso Junior

 

 

Relação dos municípios exportadores do RN por ordem de importância:

 

Açu

Areia Branca

Arês

Baía Formosa

Baraúna

Canguaretama

Ceará-Mirim

Currais Novos

Felipe Guerra

Galinhos

Grossos

Ipanguaçu

Jandaíra

Macaíba

Macau

Maxaranguape

Mossoró

Natal

Parelhas

Parnamirim

Pendências

Porto do Mangue

São Bento do Norte

São Gonçalo do Amarante

São José de Mipibu

São Miguel do Gostoso

São Paulo do Potengi

Serra do Mel

Tibau do Sul

Touros

Upanema

 

 

Nenhum comentário: