terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Quais são as opções para o turista em Natal e suas praias?

Segunda semana janeiro começando e programação férias nas praias deve estar “bombando”. Agenda cheia em todas as praias, imagino. É o que pensa também o turismo que vem para Natal e imagina que, com toda essa beleza natural e localização privilegiada (brisa, água quente e limpa devido às correntes marítimas) possa aqui encontrar.

Na verdade, não há muitas opções de lazer em além do “sol e mar”; uma agenda mais intensa de programação ou de escolhas do que fazer seja durante o dia seja a noite faz falta nesses momentos.

Na verdade, ainda, esse é um problema de várias cidades do litoral do Nordeste que atraem turistas mas não conseguem oferecer um “pacote” de lazer e eventos durante sua estada. Resumo de tudo isso é que o “atrativo” maior passa a ser a capacidade de atendimento do hotel, o seu parque aquático ou a vista privilegiada ou, como complemento, a proximidade do banho de mar.

O maior evento durante as férias em Natal parece ser a Fiart, a feira de artesanato no Centro de Convenções. Curioso é notar que vários turistas que aqui estão são do Nordeste em que o artesanato é muito parecido, em peças e materiais utilizados; mas, mesmo assim, estão todos lá durante os dias da Fiart, lotando o pavilhão do Centro de Convenções. Falta do que fazer? Falta de opção de lazer? Talvez seja, infelizmente (não pelo evento, claro, mas para nós), a maior programação artístico-cultural do mês de janeiro em Natal: a programação da praça da alimentação da Fiart.

É pouco, muito pouco mesmo para uma cidade que tira bons proveitos do turismo. Merecíamos ter mais festivais, mais feiras, mais eventos culturais ou esportivos etc; o papel não é somente restrito ao poder público e a iniciativa privada pode-deve participar. Afinal, o lucro do turismo é bem dividido com aqueles que prestam seus serviços e o poder público com a arrecadação de impostos.

Nenhum comentário: