terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Irã x Estados Unidos: a culpa é da Geografia

A culpa é da Geografia! É "ela" que nos coloca nos debates dos noticiários brasileiros após o conflito entre Irã e Estados Unidos na noite da quinta-feira, com o bombardeiro do principal general do exército iraniano pelos Estados Unidos.

Enquanto Oriente Médio e Europa (além claro, dos Estados Unidos), a discussão está centrada nas consequências bélicas, isto é, haverá atentados e/ou alguns atos de guerra, aqui no Brasil nossa inquietação é o com preço da gasolina. "Qual o impacto da crise EUA X Irã no prelo do combustível" é a pergunta do debate na Globo News, por exemplo.

Mas, o que justifica a preocupação com a gasolina e o preço do petróleo? A Geografia!!

Estamos tão distantes destes dois países que não passa no imaginário de nenhum brasileiro uma eventual guerra e, ainda que possa haver, não haveria razão para chegar aqui... tão longe que estamos!

Ao mesmo tempo, neste mundo globalizado estamos tão perto economicamente destes dois países que a briga interna acabará afetando o preço do petróleo, da gasolina e, consequentemente, da inflação, do crescimento econômico etc.

A Geografia que nos distancia e ao mesmo tempo nos aproxima tem este duplo efeito. Já quase com saudade da antiga Geografia, aquela do mapa-múndi; é tudo muito mais calmo, muito mais do que a realidade.


Nenhum comentário: