Durante bom
tempo um dos assuntos no meio empresarial-industrial era a opção da Guararapes
abrir uma unidade de produção no Paraguai. A estratégia adotou várias
justificativas, algumas de ordem interna e outras meramente especulativas, a
tal ponto que em um momento já não era mais possível saber o que fazia parte da
ideia original ou simplesmente mera criatividade de quem não tinha nada a ver
com a história. Entrar mais forte no Mercosul, produzir no Paraguai itens para
o mercado do Centro-Sul brasileiro (para diminuir custos), fugir do temido
custo-Brasil, evitar surpresas de processos judiciais sobre a terceirização
(com as oficinas de costura) ou criar uma nova linha de produção diferenciada
foram alguns argumentos que ouvi.
De fato, o
projeto chegou a avançar e a empresa mandou sua diretoria conhecer o novo
local, a área que seria doada no Paraguai. As conversas, na empresa, estavam
bem avançadas. Depois, não ouvi mais nada, nem li mais sobre a Guararapes em
espanhol....
Mudou o
mercado ou a Guararapes mudou de ideia?
Nenhum comentário:
Postar um comentário