Nesta semana
comentei sobre a sinalização vertical que está sendo implantada em Natal e um
os bairros privilegiados foi Rocas. Muito boa iniciativa embora, o (pouco) que
vi está centrado na sinalização de locais a estacionar ou onde é proibido estacionar,
além das faixas de pedestres.
Uma
sinalização mais amplificada
A sinalização horizontal
deve ser algo contínuo, assim como a coleta de lixo, varrição de ruas, poda de
árvores etc, ou seja, algo comum que seja percebido pela população por seus
efeitos repetitivos – a manutenção – e não centrada na comunicação ou um
release de prefeituras. É verdade que precisamos, em todo o RN, nos habituar
melhor com as marcações nas ruas, a conhecer melhor as orientações que nos ensinam
as cores brancas, amarelas e algumas vezes, vermelhas. Em outros países, por
exemplo, é algo bastante comum e serve de orientação efetiva para que está com
seu veículo ou quem está a pé.
Esta moda
poderia “pegar” em todo o RN. Acho que não custa muito caro mas, em todo caso,
se a segurança que nos proporcionar aumentar sensivelmente, deixa de ser um
custo para a municipalidade e passa a ser um investimento com nosso imposto
pago.
Uma
sinalização preventiva.
Além das faixas
de pedestres e alguns avisos de “pare”, a sinalização horizontal pode ser ainda
mais preventiva, em especial no interior do Estado. Em algumas cidades há tantos
quebra-molas espalhados que tenho às vezes a impressão que a rua foi pavimentada
apenas com a finalidade de colocar vários quebra-molas... O mais chato do que os obstáculos
é a ausência de sinalização! Alguns deles são altos e provocam sustos, quando
não são “atropelados” pois já não há mais parar com segurança (carro pode
derrapar ou alguém atrás que está perto de você).
Uma ideia,
então!
Pintar, para
completar a sinalização horizontal, todos os quebra-molas com aquele amarelão
super chamativo (principalmente a noite), sem esquecer de pintar também os
locais com bueiros, desníveis etc; estes, em especial, os motoqueiros agradeceriam
ainda mais.
Hora de pintar
o 7! Ou melhor, os sete dias da semana para deixar as cidades permanentes
sinalizadas.
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