sábado, 23 de julho de 2022

Uma ideia. Sinalização horizontal preventiva

 

Nesta semana comentei sobre a sinalização vertical que está sendo implantada em Natal e um os bairros privilegiados foi Rocas. Muito boa iniciativa embora, o (pouco) que vi está centrado na sinalização de locais a estacionar ou onde é proibido estacionar, além das faixas de pedestres.

 

Uma sinalização mais amplificada

A sinalização horizontal deve ser algo contínuo, assim como a coleta de lixo, varrição de ruas, poda de árvores etc, ou seja, algo comum que seja percebido pela população por seus efeitos repetitivos – a manutenção – e não centrada na comunicação ou um release de prefeituras. É verdade que precisamos, em todo o RN, nos habituar melhor com as marcações nas ruas, a conhecer melhor as orientações que nos ensinam as cores brancas, amarelas e algumas vezes, vermelhas. Em outros países, por exemplo, é algo bastante comum e serve de orientação efetiva para que está com seu veículo ou quem está a pé.

Esta moda poderia “pegar” em todo o RN. Acho que não custa muito caro mas, em todo caso, se a segurança que nos proporcionar aumentar sensivelmente, deixa de ser um custo para a municipalidade e passa a ser um investimento com nosso imposto pago.

 

Uma sinalização preventiva.

Além das faixas de pedestres e alguns avisos de “pare”, a sinalização horizontal pode ser ainda mais preventiva, em especial no interior do Estado. Em algumas cidades há tantos quebra-molas espalhados que tenho às vezes a impressão que a rua foi pavimentada apenas com a finalidade de colocar vários  quebra-molas... O mais chato do que os obstáculos é a ausência de sinalização! Alguns deles são altos e provocam sustos, quando não são “atropelados” pois já não há mais parar com segurança (carro pode derrapar ou alguém atrás que está perto de você).

 

Uma ideia, então!

Pintar, para completar a sinalização horizontal, todos os quebra-molas com aquele amarelão super chamativo (principalmente a noite), sem esquecer de pintar também os locais com bueiros, desníveis etc; estes, em especial, os motoqueiros agradeceriam ainda mais.

Hora de pintar o 7! Ou melhor, os sete dias da semana para deixar as cidades permanentes sinalizadas.

Nenhum comentário: