sábado, 26 de novembro de 2022

Uma ideia. Correios com pontos de coleta

 

Depois de 6 anos fechada, a agência dos Correios do Alecrim foi reaberta, com direito a evento de reinauguração. Não sei a motivação da agência, depois de 6 anos fechada; mas, certamente, o estudo de mercado deve ter mostrado que há mais viabilidade social (e econômica) investir em uma grande agência no Alecrim do que pequenas agências em outras localidades.

Já há algum tempo o serviço tal qual dos Correios, em quase todo o mundo, deixou de ser uma empresa que entrega cartas pessoais para ter foco nas encomendas. A concorrência com as encomendas é cruel! De Amazon a qualquer outra empresa com vendas eletrônicas de grande porte, aqui e no mundo, foi a “lentidão” na entrega que fez criarem suas próprias estratégias e empresas de entrega. E funciona bem! Ninguém quase, acredito, opta por receber uma encomenda em compra eletrônica pelos Correios, exceto se o valor for muito, mas muito mesmo abaixo da entrega personalizada.

 

Na Tribuna do Norte o representantes dos Correios, Denny Toyama, declarou: “A nossa expectativa é que ela se torne uma das principais unidades aqui da cidade de Natal e região metropolitana. É uma forma dos Correios estarem contribuindo com a sociedade e com o bairro, trazendo uma inovação”.

 

Não entendi qual é a inovação! Não fui à agência, talvez por isto eu esteja desinformado mas, em termos de entrega, a “inovação” não é um ponto fixo de recebimento e coleta! Há muita tecnologia envolvida, agilidade e conceito de proximidade (leia-se tempo de atendimento e de processamento da demanda do cliente) para que se aproxime de “inovação”.

Já o superintendente estadual dos Correios Nailton Oliveira, informou que vê “com um olhar muito positivo, principalmente na data de hoje, na black friday e que muitos aqui estão envolvidos nesse processo de e-commerce”. Mas, vale lembrar que o e-commerce, quando grande, é de médias de grandes empresas o que, acredito, não é muito o perfil do bairro, destas vendas por meio eletrônico.

O outro foco, talvez mais regional, do e-commerce, é dos microempreendedores, as pessoas que mantém uma rede social e comercializam seus produtos geralmente em pequenas quantidades, com maior número de vendas pontuais e personalizadas.

 

Foco no microempreendedor

Por isto, talvez uma ideia a avaliar é como atender este pequeno empreendedor que não tem, necessariamente, vendas diárias mas que consegue semanalmente ter um volume de vendas para entregar, via Correios. Se este microempreendedor tiver que ir todos os dias à uma agência deixar 1, 2 ou 3 vendas, seu custo (e tempo de atividade diferente da produção) será elevado!

 

Foco na proximidade

Para estes, que também estão espalhados na cidade, o melhor seria ter pontos de coleta de seus produtos para expedição nas proximidades. Talvez criar microagências ou parcerias com pontos de coleta para os Correios utilizarem sua intensa frota de veículos e todo os dias passarem em alguns locais centrais dos bairros. Ajudaria, certamente, ao pequeno empreendedor. Facilitaria também para o comprador que teria um menor prazo para receber a mercadoria, visto que seria despachada mas rapidamente.

 

Criar microagências de bairros, com pontos de coleta, para todos. Um novo serviço para os Correios. É uma ideia.

Nenhum comentário: