sábado, 25 de fevereiro de 2023

Uma ideia. Duplo Carnaval

 

Para os amantes do Carnaval a ideia de um “duplo Carnaval” até seria festejada, já para aqueles que acham que há muitos feriados, a crítica seria também efetiva.

Mas a ideia é outra, o “duplo carnaval” é a sugestão para que os desfiles das escolas de samba de Natal aconteçam em dois locais diferentes: na primeira semana em um local e no desfile das campeãs, em outro local.

Claro, o custo seria também quase duplo, de ter que montar estruturas em dois pontos da cidade. Mas, acho que o ganho seria maior. Primeiramente, por tentar trazer o público para os desfiles mesmo se não temos aqui o mesmo glamour e os mesmos adereços das grandes festas no Rio de Janeiro e São Paulo, com os sambódromos com excesso de brilho, de personalidades e de muitos investimentos. Ontem foi noticiado que o havia um “grande público” no desfile na Ribeira mas, esqueceram então de ilustrar o tal “grande público” pois uma das fotos mostrava justamente o contrário: ao lado do alambrado a calçada vazia...

 

Recebemos muitos turistas em Natal, inclusive no Carnaval, mesmo se não é a data procurada por causa dos eventos mas sim por causa do feriado.

Daí, a dúvida sobre o “duplo Carnaval”: onde seria melhor realizar os dois desfiles? Ponta Negra, Alecrim, Ribeira, Redinha, Pajuçara etc?

 

Em Ponta Negra teríamos os turistas, nos outros bairros o público local. Longe da Ribeira haverá necessidade de apoio logístico da Prefeitura visto que os blocos estão mais concentrados ali por perto do que, por exemplo, na Redinha ou em Ponta Negra. Qualquer que seja a mudança de local, exigirá um bom planejamento e um apoio reforçado aos blocos que já contam com poucos recursos para fazer a festa e ter que dispensar mais ainda para a logística apenas atrapalhará o brilho das fantasias e dos carros alegóricos.

 

Acho que se mudar de lugar, talvez sem sair totalmente da Ribeira, pode ser uma opção de reconhecimento e valorização do Carnaval de Natal. Para quem já foi ver os desfiles, a simplicidade é uma das marcas na decoração, roupas, ambientação etc mas, há muito entusiasmo e dedicação dos blocos! A comemoração dos vencedores é tão celebrada – guardadas as devidas proporções – quanto os grandes centros onde há desfiles mais estruturados (ricos) no período momesco.

 

Acho o “duplo Carnaval” com desfiles das escolas de samba pode ser uma alterativa interessante. Hoje temos vários polos da festa distribuídos na cidade com os bloquinhos e as animações individuais. Poderia também ter uma certa descentralização para os desfiles, duas “avenidas do samba” para o Carnaval 2024. É uma ideia.

Nenhum comentário: