domingo, 19 de março de 2023

Opinião. Contar – também – com o marketing

É também uma questão de poder-dever contar com o marketing. Infelizmente, neste caso, na situação atual que está passando o RN, está havendo uma questão de marketing negativo. A situação social está complicada, é um fato, não há como evitar a inquietação de parte da população com os efeitos aleatórios da violência que pode surpreender não somente por seus resultados como também pela “impossibilidade de previsão”, pode ser aqui e a ali. E isto faz parte da estratégia do crime, como também faz parte da estratégia do terrorismo.

 

O marketing é apenas um complemento mas, apesar de complemento, pode ter seu efeito real. O combate à – difícil – situação social deve ser com ações reais, de encontrar o centro do problema e seu comando principal, como também contar com o a anúncio de soluções imediatas e futuras.

 

Antes de algum pensamento inadequado, o marketing não é uma forma de esconder a realidade ou de mostrar apenas o lado positivo de alguma coisa, mas é, antes de tudo, uma forma de comunicar. E a comunicação é uma condição inerente ao ser humano, a sociedade evoluiu a partir dela, caso alguém esqueça deste fato; infelizmente temos também exemplos muito ruins de como a comunicação causou estragos na vida de milhões de pessoas.

 

O marketing, aqui, é – relativizando – como fazem algumas propagandas de supermercado: anunciam 1, 2 ou 3 produtos por preços competitivos e com esta amostragem mais objetiva demonstram que não é um fato isolado, mas um conjunto de fatores que devem refletir a realidade.

 

A solução não é simples nem simplista, mas pode ser uma composição de algumas soluções simples e simplistas, um somatório que será melhor do que alguma mágica mirabolante. A violência, aqui, no Brasil e no mundo é real e histórica, até hoje ninguém encontrou a fórmula mágica para chegar ao nível 0, mesmo se em alguns lugares a tranquilidade social é melhor

 

Precisamos da boa comunicação para mostrar o poder público repressivo contra o crime, na forma da lei, certamente. Precisamos da boa comunicação para a retomada das atividades sociais e econômicas, para que possa potencializar as ações empreendidas para que todos tomem conhecimento e possam retomar o patamar de confiança existente. É uma opinião.

 

 

“É pau, é pedra, é o fim do caminho

É um resto de toco, é um pouco sozinho

É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã

É um belo horizonte, é uma febre terça

São as águas de março fechando o verão

É a promessa de vida no teu coração”


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