Sempre achei que o espaço que foi concedido para o aeroporto em São
Gonçalo do Amarante era bem grande, acima das expectativas. É claro que a
grande vantagem de ter uma área como aquela é que em alguns anos não haveria
residências por perto que colocassem em risco a operação aérea e que, como
outra consequência, não fosse o aeroporto considerado como um inconveniente,
por causa do barulho.
Mas, como vimos desde o começo, a área e grande e mesmo às margens do
acesso até o terminal não tem nada, ou quase nada. Demorou até para ter o
primeiro posto de gasolina e os primeiros prédios de locadora de veículos fossem
erguidos. É também verdade que a expectativa de movimento de pessoas por lá
passou longe da realidade, e por várias razões.
Conheci o projeto do Arena das Dunas e me chamou a atenção da estratégia
em que um estádio de futebol poderia gerar menos negócios no gramado do que no
cimento (aluguel de espaços). Serviria também para muitos shows, como era
esperado, mas tiveram que diminuir, pois o estádio não sendo coberto, provoca
muito barulho na vizinhança com os shows. É assim, entre planejar e acontecer
as coisas podem mudar.
Agora com o novo Natal Airport este conceito do Arena parece que vai
ganhar espaço. Não é nada, não é nada, mas a nova página da internet do
aeroporto mostra uma outra realidade, o que acontece em Florianópolis ou, para
usar a expressão da Zurich, em Floripa.
Estão apresentados vários espaços que podem ser utilizados para eventos.
Na primeira leitura até parece que já estão aplicando a ideia em Natal mas,
não, Infelizmente, pois anunciam em Floripa espaços para “shows, ativação de
eventos para sua marca, terraço panorâmico para eventos, eventos esportivos, eventos
corporativos e conferências”.
Já pensou isto aqui, para atrair novos eventos – e investimentos –
naquele espaço privilegiado? Seria muito bom. E o argumento de marketing utilizado
para Floripa é muito bom, também: “Place to be”. Na internet está muito bom,
mas como não conheço a realidade de Florianópolis, espero que na vida real
também seja assim em no aeroporto Floripa.
Isto pode fazer surgir um “novo” aeroporto. Pelo menos no chamado “lado
terra”. É bom, mas o que se espera mesmo é que o “lado ar” seja ainda melhor,
com mais voos; e mais baratos. O avião seria a primeira parte do “place to be”
do aeroporto.
É uma opinião.
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