segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A exportação de energia elétrica do RN em 2010

(Publicado no Jornal de Hoje em 24 JAN 11)
 

            O Rio Grande do Norte terminou o ano de 2010 com uma grande novidade em sua pauta exportadora pois, pela primeira vez, aparecemos na condição de exportador de energia elétrica. O inusitado dessa operação ocorreu no mês de dezembro e representou US 9,4 milhões em vendas para o exterior (cerca de 3,3% do total exportado no ano passado). O destino final? A Argentina que, recentemente, passou por dificuldades em abastecimento e recorreu a seus parceiros o Mercosul.

            A novidade no RN dessa internacionalização decorre principalmente do que podemos chamar de "antecipação", ou seja, o Estado, com todos os parques eólicos pretensos e em instalação em diferentes municípios, deverá ser um grande vendedor de energia elétrica para todo o Brasil. A capacidade instalada anunciada será mais do que suficiente para suprir a demanda local e, fatalmente, esse largo excedente será disponibilizado na rede de distribuição-transmissão nacional.

            A regra do jogo é clara: a energia elétrica que será produzida não pertencerá ao Rio Grande do Norte mas sim ao operador nacional, ao sistema nacional que fará a distribuição e alocação em diferentes pontos do país; nada de inovador, pois tem funcionado assim com os clássicos exemplos de Itaipu, Paulo Afonso etc e em todos os demais projetos espalhados  nacionalmente. A capacidade instalada no nosso Estado pertencerá, portanto, muito mais ao Brasil do que ao Rio Grande do Norte. Para termos melhor percepção de tal situação, quando avaliamos a conjuntura nacional vemos que as exportações de energia elétrica por parte do Brasil não são apenas esporádicas e inexpressivas: em 2010 foi US 0,3 bilhão e em 2009 foi US 1,1 bilhão. È, inegavelmente, um bom mercado com grandes negócios.

            Nada de ruim nem de muito bom sob esse aspecto, pois gerar mais (ou menos) energia em um ponto geográfico não assegura vantagem econômica essencial decorrente exclusivamente do produto final; as vantagens econômica e social virão dos recursos empregados para a instalação e manutenção dos parques eólicos, essencialmente no que se refere aos empregos. Podemos ilustrar com o exemplo do município de São Bento do Norte que deverá ser replicado em outras localidades: investimento de R$ 400 milhões em (quatro pequenos) parques eólicos com obras previstas para iniciar já no próximo mês de maio. Do total investido pouco ou muito pouco será adquirido na localidade, no comércio local e vizinho a São Bento do Norte.        

            Na verdade, é preciso pensar numa composição mais realista em termos mão de obra para construção dos parques eólicos e a qualificação profissional pós-instalação, quando de sua plena operação. No primeiro grupo de emprego não nos falta uma abundante oferta (infelizmente, disponibilidade de candidatos para a construção, com baixa qualificação técnica) mas, já no segundo aspecto temos que qualificar – rapidamente – a população local e em todo o Rio Grande do Norte para que possam permanecer na empresa, nos empregos melhores remunerados.

            Já estamos exportando energia elétrica e continuaremos, já a médio prazo, a vender para outros estados e provavelmente a exportar para outros países num crescente volume. Mas, é um negócio que não traz muitos rendimentos (diretos) para o Estado. De fato, um importante valor agregado dos parques eólicos estará na geração de renda a partir da contratação de mão de obra local-regional.

            A exportação de energia elétrica do Rio Grande do Norte em 2010 foi realizada por uma empresa cearense! Nós produzimos, eles compraram, venderam e, claro, ficaram com o lucro. Não podemos ter uma balança comercial energética em que a equação seja simplesmente "exportação de energia", de um lado e, do outro, "importação de mão de obra". O prejuízo será, evidentemente, enorme. Portanto, precisamos gastar outras energias, agora, para colher resultados no futuro; que está mais próximo do que parece.

 

 

Nenhum comentário: