segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Novos cursos superiores em Natal

A "safra" de novos cursos superiores em Natal parece ter diminuído recentemente. Não há significativos novos lançamentos nem – aparentemente – novos empreendimentos em fase de implantação (o primeiro semestre 2011 já começa sem novos concorrentes em Natal).

Há dúvidas, ainda, quanto ao reflexo de tal situação: efeito pós-crise 2008 que afastou expectativa de investidores e do público? Muitos lançamentos e investimentos muito próximos um do outro em Natal? Queda da rentabilidade pelo baixo índice de aumento de mensalidades (retorno econômico-financeiro já não é mais o mesmo)? Ou, simplesmente, saturação de mercado?

Na verdade, todas as explicações parecem válidas e tendem a uma maior concorrência de mercado não somente fixada no público novo, na "calourada", mas na manutenção dos alunos no curso, reduzindo a evasão mas também evitando as transferências.

Outro fator considerável foi o crescente número de vagas na UFRN e, no interior, em várias cidades do RN, dos cursos do IFRN (antigo CEFET-RN); essa última característica fez com que inúmeros candidatos à UFRN em Natal não mais se deslocassem para a Capital e o efeito cascata não foi outro senão abrir mais vagas para aquele estudante que estava disposto a pagar por seus estudos superiores, mas que passou a encontrar maior facilidade de acesso à universidade pública.

Ainda há espaço paras as instituições privadas, apesar da continuidade na proposta de expansão da UFRN e dos centros do IFRN no interior.

A concorrência desloca-se, os métodos devem ser outros. A fórmula muito próxima de propaganda de algumas instituições não transmite forte diferenciação ao "consumidor", o futuro estudante. A própria UFRN sabe disso e criou vários outros cursos; o IFRN foi buscar (na verdade, foi levar) "público" no interior.

O mercado do ensino superior está mais dinâmico do que parece. A expansão, que seguia ritmo forte, diminui velocidade; "comer pelas beiradas" é uma nova estratégia.

 


Nenhum comentário: